Pediatras aprovados em concurso integrar

Pediatras aprovados em concurso integrar
Quarenta e cinco médicos serão alocados no Pronto Atendimento para melhoria e reorganização assistencial do hospital pediátrico

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) publicou no Diário Oficial do Estado (IOFMG) de sábado (10/9), o resultado final do concurso para médicos pediatras. O novo quadro de profissionais será direcionado para a recomposição das equipes e reorganização assistencial do Hospital Infantil João Paulo II (HIJPII), o único hospital do SUS da Região Metropolitana de Belo Horizonte exclusivamente pediátrico. 

A maior retaguarda pediátrica, com 157 leitos, 40 mil consultas anuais e 5 mil internações por ano, é referência em todo o estado e vai passar a contar com 45 novos médicos pediatras – dos 206 aprovados no Edital 2015.

Os médicos vão atuar no Pronto Atendimento, nas unidades de Urgência e Emergência. Eles serão destinados também à recomposição da equipe de pediatras do HIJPII, onde haverá a substituição dos médicos contratados pelos efetivos. 

A realização do concurso público para a contratação de médicos é uma medida emergencial do Governo de Minas Gerais necessária para suprir a deficiência nesse tipo de atendimento, um problema de âmbito nacional.

Segundo o presidente da Fhemig, Jorge Nahas, o déficit de profissionais pediátricos vinha sendo suprido com algumas medidas, como abertura do processo seletivo simplificado e plantões extras dos profissionais que trabalham no hospital.

“A medida funcionou bem durante um tempo, mas é um mecanismo que já estava se esgotando. A dificuldade é que a Fhemig só pode contratar por meio de concurso público e processo seletivo simplificado. A realização e homologação do concurso para médicos pediatras é de importância vital para a recomposição das equipes e reorganização assistencial do João Paulo II, hospital de ensino, da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais, pertencente ao SUS”, explica Nahas.

Referência 

O Hospital Infantil João Paulo II é credenciado como hospital de ensino pelos Ministérios da Saúde e Educação, reconhecido como uma das melhores residências médicas de pediatria do país.

A unidade conta com uma equipe multiprofissional que engloba médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, entre outros.

O programa de Atenção Domiciliar, para atendimento de doenças pediátricas gerais, é pioneiro no Brasil. O hospital é referência nesse tipo de assistência e foi premiado várias vezes por instituições renomadas na área de saúde.

O HIJPII foi o primeiro no país a adotar a classificação de risco na área pediátrica no sistema público. Também foi o primeiro a oferecer Conta Paciente, uma prestação de contas ao usuário do SUS, no sentido de informar os investimentos que foram realizados para a assistência à sua saúde durante o tratamento ou internação.

Pronto Atendimento

O Pronto Atendimento do Hospital Infantil João Paulo II, que funciona como Urgência e Emergência, é localizado no andar térreo onde é realizado o acolhimento das crianças, desde a recepção até o primeiro atendimento.

O Acolhimento e a Classificação de Risco contam com dois ambientes integrados que acomodam a sala de espera e o local de registro do usuário, evitando assim que pacientes, pais e acompanhantes se desloquem pelo hospital. 

A unidade também dispõe de consultórios onde o paciente recebe o atendimento inicial.

A Sala de Emergência é exclusiva para o atendimento de urgência para pacientes que apresentam quadros graves. A Sala de Procedimentos de Enfermagem realiza uma complementação da assistência médica prestando cuidados básicos durante 24 horas.

Hospital Infantil João Paulo II

Alameda Ezequiel Dias 345, bairro Santa Efigênia. Município Belo Horizonte 

Horário de funcionamento: Pronto Atendimento 24h

Linhas de ônibus: 5507 A, 5517, 1505 R, 2207, 106, 4031, 3302 B

Telefone: (31) 3239-9000

Da Agência Minas

Colunistas